Evento promovido pela Seiva do Vale garantiu acessibilidade de atletas O radialista Manuel Pedro encontrou na corrida uma motivação para viver depois de perder a perna amputada por conta de um tiro
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Há quatro anos o radialista Manuel Pedro Alves Ferreira descobriu um fôlego novo para a vida quando decidiu se aventurar nas corridas de rua. O que pode parecer apenas mais uma história de corredor de rua, no entanto, tem um detalhe que torna essa descoberta bastante especial: oito anos antes, quando trabalhava como vigilante, ele foi atingido por um tiro e precisou amputar uma perna. E o que parecia improvável, aconteceu: Manuel se tornou corredor e já coleciona 106 provas no currículo desde 2019.
A falta de uma perna pode até afetar o tempo de prova de Manuel, mas não seu ânimo. Aos 43 anos e com fôlego de dar inveja, ele correu 15km na Corrida Rústica do Agronegócio e estava entre os cerca de 700 corredores que participaram da festa promovida pela Seiva do Vale no domingo (2). Seu melhor tempo para esta distância é de 1 hora e 20 minutos. “Cada corrida é como se fosse a primeira e enquanto eu puder, vou estimular as pessoas a vencerem o sedentarismo: quando você quer, você supera os obstáculos”, garante.
Treinando há apenas três meses, o adolescente cego de nascença Brian contou com o suporte do guia Nilmedes, também adolescente
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Correndo com guia
Cego de nascença, quem também não sabe o que é limite na hora de correr é o jovem Brian Victor Sousa Lima, de 15 anos, que correu guiado pelo companheiro de treinos Nilmedes Abraão Vieira de Lima, de apenas 13 anos. Brian descobriu a corrida há apenas três meses, mas já viajou para competir em São Paulo e iniciou sua coleção de pódios. “A corrida chegou em uma hora ótima na minha vida, eu estava precisando muito dessa energia”, conta. Já Nilmedes, que não tem deficiência, garante que não é tão difícil fazer o trabalho de guia. “Eu tenho que seguir no ritmo dele, guiando pelo braço, mas como meu ritmo pessoal é mais forte, consigo acompanhar bem”, avalia.
R$ 44 mil em prêmios
Cerca de 700 corredores, entre iniciantes e profissionais, tomaram conta de várias avenidas de Petrolina no início da manhã do domingo durante a primeira edição da Corrida Rústica do Agronegócio, promovida pela Seiva do Vale. O evento distribuiu mais de R$ 44 mil em prêmios para os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino dos trajetos de 5km e 15km, além dos melhores na categoria integrada Pessoa Com Deficiência (PCD).
Pódio 15km unificado PCD
Gilmar de Oliveira Silva – 49’43,44
Marcelo da Silva Rumão – 51’05,44
Antônio Carlos Mendes Alves de Brito (guia: Laercio Lima) – 52’55,65
Pessoas Com Deficiência marcaram presença entre participantes da Corrida Rústica do Agronegócio
Bookmark the permalink.