Motoristas de aplicativos de Petrolina fazem protesto por aumento de remuneração


De acordo com a categoria, movimentos semelhantes estão sendo realizados em vários pontos do país para pressionar as operadoras a reduzirem a taxa cobradas aos motoristas por aplicativos. Motoristas de aplicativos fazem protesto em Petrolina
Lucilene Santos/ TV Grande Rio
Cerca de 200 motoristas realizaram um protesto e desligaram temporariamente os aplicativos na manhã desta segunda-feira (24), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os profissionais ligados a Uber e 99, empresas consideradas as maiores dos setores de transporte individual e de delivery no Brasil, se reuniram no pátio de eventos Ana das carrancas, no bairro km 2.
A categoria reivindica o aumento da remuneração nas corridas, já que as taxas cobradas atualmente variam entre 30% e 35% do faturamento de cada motorista.
Movimentos semelhantes estão sendo realizados em vários pontos do país para pressionar as operadoras a reduzirem as altas taxas.
O g1 entrou em contato com as empresas de transporte Uber e 99 para obter um posicionamento em relação a manifestação.
Empresa 99 :
A 99 informa que o preço final utiliza uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e demanda de motoristas parceiros por região. Importante ressaltar que o valor final pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo.
No caso do motorista parceiro, o valor repassado também considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, além de situações adversas como congestionamentos, por exemplo, para corrigir possíveis perdas e ampliar os ganhos.
No contexto de garantir mais ganhos, transparência e previsibilidade financeira aos parceiros , no ano passado, a empresa anunciou a taxa máxima semanal de até 19,99% para todos os motoristas que completarem, no mínimo, 10 corridas pela plataforma. Com a Taxa Garantida de 19,99%, os motoristas podem se organizar financeiramente. Além disso, desde novembro de 2022, os parceiros contam com o recurso “Saiba quanto vai Ganhar”. Com ele, os condutores conferem na tela de aceite do app o valor real que será pago ao final da viagem, ajudando na previsibilidade dos ganhos.
Empresa Uber :
“A informação de ganhos é uma das principais preocupações de quem procura a Uber para gerar renda. Por esse motivo, exibimos em nosso site, com transparência, informações sobre a média de ganhos dos parceiros de acordo com a cidade e o número de horas online. Qualquer pessoa pode consultar os dados e inclusive verificar detalhes sobre a metodologia de cálculo.
Esses custos são bem específicos para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Há diversas variáveis para serem levadas em conta de acordo com o perfil do parceiro, como o modelo de veículo (potência do motor, eficiência de consumo etc.), se o veículo é próprio ou alugado, o tipo de combustível usado etc.”
VÍDEOS: Assista todas as notícias de Petrolina e região

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *