Maratonista cearense é primeira pessoa a cruzar a linha de chegada da Corrida Rústica do Agronegócio


Corredores com perfis distintos participaram da primeira edição do evento promovido pela Seiva do Vale Rafael Mendes foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada na corrida Rústica do Agronegócio
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Os homens foram maioria entre os premiados da Corrida Rústica do Agronegócio no domingo (2) em Petrolina, evento promovido pela Seiva do Vale. Esse desequilíbrio foi ocasionado pelo pódio unificado da categoria Pessoas Com Deficiência (PCD). E o vencedor da prova de 15km foi o atleta Joilson Bernardo da Silva, corredor de 36 anos e que foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara, no México.
Com uma história bem mais recente no atletismo, o primeiro a concluir a prova, garantindo lugar no topo do pódio da corrida de 5km, foi o maratonista cearense Rafael Mendes Silvério, que corre há nove anos. Ele saiu de Juazeiro do Norte, no Ceará, e viajou quase 350km para correr em Petrolina para celebrar uma carreira que só cresce em rendimento. Sua melhor marca até agora é de 2 horas e 22 minutos percorrendo 42km.
Em 2022, por exemplo, ele viveu a primeira experiência na São Silvestre e já estreou entre os 20 melhores colocados. “São Silvestre não é fácil, mas graças a Deus foi um resultado bom”, celebra. Ele agora se prepara para correr a Maratona Internacional Cidade de João Pessoa, na capital paraibana. Mas esse ano ele ainda pretende participar de uma prova fora do Brasil.
Todos os atletas que participaram de forma integral da Corrida Rústica do Agronegócio receberam medalha
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Treinado pelo pai
Casado com a vencedora da categoria 5km, Alessandro da Silva Sousa viajou de Jaguarari, na Bahia, a 105km de Petrolina para participar da festa promovida pela Seiva do Vale. Com 21 anos, ele corre desde os 10, incentivado pelo pai, seu treinador e que tem um projeto social na Escola de Atletismo Flamengo. A irmã começou primeiro, mas ele acabou tomando gosto. “A corrida me trouxe grandes momentos, me permitiu retribuir financeiramente com minha família, abriu grandes portas para entrar na faculdade, viajar, me relacionar com pessoas de outros lugares, muitas amizades, além de saúde, que é um ponto muito importante”, destaca.
Paixão tardia
A corrida chegou na vida do produtor de manga Paulo Roberto Soares aos 52 anos e, apesar da paixão pelo esporte, ele levou dois anos para ter coragem de encarar uma corrida. “Eu via o pessoal correndo e dizia que não tinha preparo para aquilo. Até que entendi que o mais importante para a grande maioria é a festa e a saúde, não competir”, avalia o detentor de 110 medalhas conquistadas por concluir o percurso das provas.
Paulo correu a prova de 5km da Corrida Rústica do Agronegócio, mas já marcou 13km em provas de montanha, como a que ele vai participar no final de julho na Chapada Diamantina. E vai levar junto colegas que começaram a correr por causa dele, que se transformou num grande incentivador do esporte.
Os cinco primeiros colocados da prova de 15km da Corrida Rústica do Agronegócio receberam troféu e prêmios em dinheiro
Aline Oliveira/Vereda Comunica
R$ 44 mil em prêmios
Cerca de 700 corredores, entre iniciantes e profissionais, tomaram conta de várias avenidas de Petrolina no início da manhã do domingo durante a primeira edição da Corrida Rústica do Agronegócio, promovida pela Seiva do Vale. O evento distribuiu mais de R$ 44 mil em prêmios para os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino dos trajetos de 5km e 15km, além dos melhores na categoria integrada Pessoa Com Deficiência (PCD).
Pódio 15km masculino
Joilson Bernardo da Silva
Lucas Paulo Ferreira Barbosa
Adelson Alves Rodrigues
Justino Pedro da Silva
Jair José da Silva
Pódio 5km masculino
Rafael Almeida Silvestre – 16’18,66
Gleison da Silva Santos – 16’40,91
Everton Silva Lima – 16’47,41
Luanderson Jesus Santo – 16’53,41
Thiago dos Santos Costa – 16’55,66
Pódio 15km unificado PCD
Gilmar de Oliveira Silva – 49’43,44
Marcelo da Silva Rumão – 51’05,44
Antônio Carlos Mendes Alves de Brito (guia: Laercio Lima) – 52’55,65

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *